Aristóteles em Nova Perspectiva
Não fugindo à regra, Olavo de Carvalho é preciso e contundente na obra “Aristóteles em nova perspectiva – introdução à teoria dos quatro discursos”, fruto de um texto distribuído a seus alunos em 1987.
Embora tratando sobre o Estagirita, a obra dispensa uma leitura prévia do filosofo grego, e propõe uma novo contexto e relação dos 04 discursos clássicos: poética, retórica, dialética e lógica.
Com a precisão que lhe é peculiar, o Professor Olavo esgrima os argumentos que tratam os discursos poéticos e retóricos como intelectualmente inferiores aos outros dois, relacionando-os em um mesmo bloco evolutivo e com a própria história do desenvolvimento da humanidade.
“O discurso humano é uma potência única, que se atualiza de quatro maneiras diversas: a poética, a retórica, a dialética e a analítica (lógica)”; sob este prisma, explica a relação sucessiva entre as formas de transmissão de conhecimento.
A obra é recomendada a todos que buscam entender melhor tudo aquilo que foi escrito na história, em especial os cânones da literatura, sendo de fácil e rápida leitura. Além disso, abre os horizontes do uso da linguagem e suas formas.