Ética a Nicômaco

  • 16 min
  • 239 Views

Aristóteles foi aluno de Platão e ensinou filosofia a pessoas como Alexandre, filho do rei Felipe da Macedônia. Sua escola era chamada de Liceu. São Tomás de Aquino considera Aristóteles como o filósofo máximo, modelo exemplar. Escreveu sobre lógica, metafísica, mente, ética, política, estéticas, retórica e até biologia. Nasceu em 384 a.C., na Macedônia e com 17 anos foi estudar com Platão em Atenas, que rapidamente passou a considerá-lo um aluno brilhante, distanciando-se de Platão pelo seu empirismo prático.

No livro Ética a Nicômaco, fala sobre sua teoria moral e o que seria o comportamento virtuoso. Trata-se de uma aula a Nicômaco, seu filho de criação, e um guia para se chegar à felicidade. A obra é extremamente acessível, mesmo aquelas pessoas que não tiveram nenhum contato anterior com os clássicos gregos. Aristóteles então vai analisar as virtudes necessárias para se atingir a felicidade e passará por diversos temas, tentando achar o ponto que equilibra o vício e a virtude em cada um dos comportamentos.

A leitura desse cânon da filosofia é indispensável, e os conceitos expostos no livro certamente farão grande diferença na vida do leitor.

Mais séries
error: ATENÇÃO! Este conteúdo é protegido! Você não pode copiar um conteúdo da Universidade do Tiro 38.