Matar ou Morrer
“High Noon” (Matar ou Morrer), é sem dúvida um clássico do cinema western, que entrega muito mais que uma aventura de cowboys. Filme de 1952, do Diretor Fred Zinnemann, conta com grandioso elenco, tendo no papel principal Gary Cooper e coadjuvante Grace Kelly.
Quando o xerife de Hadleyville, Will Kane (Gary Cooper), se casa, e acabava de deixar o cargo da lei, recebe a notícia de que um bandido que havia prendido no passado voltaria a cidade para matá-lo.
A saga mostra, em tempo real, Will tentando reunir esforços para enfrentar o criminoso e seus comparsas e todas as dificuldades que ele enfrenta, especialmente diante da covardia da população.
O filma trata de questões como coragem, honra, dever, vaidade, lealdade e muitos outros aspectos que o diferenciam das demais produções do gênero. Valendo-se de simbolismos e alegorias, é um modelo de análise do comportamento social.
Recebeu muitas críticas na época de seu lançamento, por quebrar o estereótipo do cowboy destemido e mostrar todos os sentimentos de quem precisa agir virtuosamente, mas sabe das terríveis implicações de seus atos.
Sem dúvida um excelente filme, para ser apreciado com a família e analisado sob diversas camadas de interpretação.