Author: priscila-barbi

Olá Universitários do tiro!

Como estão?

Meu próximo destino de competição será na cidade de Joinville no dia 26 de junho.

Conhecida por muitos com os títulos de “Cidade das Flores” e “Cidade dos Príncipes”, tem também a moral de possuir uma filial da escola do Teatro Bolshoi, a única fora da Rússia que se destaca na formação dos bailarinos, legal né?

O clube de tiro que sediará esta 3a etapa do Campeonato Catarinense de IPSC do ano de 2022 é bem bonitinho, ele é todo decorado com o tema do Velho Oeste, chama-se Old West Clube de Tiro.

Vamos agora aos croquis das pistas da competição, que quando são liberadas aos atiradores, posso focar meus treinos nas peculiaridades que aparecem. Lembrando que durante o ano, independente de competição, tento me manter sempre em treinamento.

Analisando as pistas, vejo algumas coisas que posso chamar a atenção de vocês caso estejam também treinando para o IPSC.

Pista 1, saque da arma da mesa e resolver a pista somente com a mão forte.

A dica é que treinem esse saque da mesa de duas maneiras: uma usando somente a sua mão forte e a outra, usando a mão fraca como auxílio, por exemplo destravando a arma. Já tive experiências em competições dos dois jeitos.

Pista 2, exatamente ao contrário.

Treinando o saque da arma na mesa destravando somente com a mão fraca e depois, com o auxílio da mão forte.

Uma observação sobre as pistas 1 e 2 é que vão favorecer aos que são destros, como eu. Obrigada!

Quando for a hora da mão forte para os destros, os alvos estão a direita, assim como na mão fraca, estão a esquerda. Agora pensa aí como fariam os canhotos, teriam que “cruzar” sobre a mesa.

Deu para entender?

Pista 3, de novo a arma na mesa, porém com o carregador inserido e câmara vazia.

Dica legal para treinar em seco em casa: deixa a arma sobre a mesa, carregador inserido e câmara vazia, eleva as mãos sobre os ombros, tipo em posição de rendido. Se tiver um bipe, após o sinal, puxe o ferrolho como se fosse alimentar a câmara, faz a visada e simula o disparo.

No caso da pista, sairemos sentados na cadeira, então é possível treinar essa variação em seco em casa também.

Na pista 5, parece que faremos os disparos por dentro de tambores, não sei ao certo como será lá na hora.

O barulho é tão alto nesse caso que parece que o abafador não dá conta! Olhando o desenho também peguei o “bizu” de levar joelheiras, caso o buraco do meio seja muito baixo e o solo de brita ou algo que machuque caso tenha que se ajoelhar.

Pela minha experiência nas competições, só ajoelho para atirar caso seja necessário mesmo e também se for na última parada de engajar os alvos, para terminar a pista.

Além do meu condicionamento físico me permitir agachar de uma forma que possa atirar com estabilidade, evito também perder tempo ao se abaixar e depois levantar e mais ainda, questão de segurança em não passar a arma pela perna ou qualquer parte do corpo, o que pode dar até um D.Q (desclassificado).

Pista 8, “mel dels”! Olha a quantidade de metais que colocaram ali, gente!

Foco na visada, “alça e massa”, alça e massa”.

Dica do treino em casa, imprima alvos de IPSC e coloque pela casa, como se fosse formar uma pista, mas em tamanhos menores.

Saque a arma do coldre, capriche na visada e simule o disparo com o aparelho de pontaria da sua arma perfeitamente encaixados.

Agora voltem ali nos croquis e observem a pista 9.

Entendi foi nada no começo.

Tive que pedir ajuda para decifrar, não por causa do inglês que o Google Tradutor também ajuda, mas o rolo em si.

Vamos a reposta… esse tipo de pista no IPSC é chamada de CLC, é uma pista padrão já montada com regras e medidas que independente do lugar do mundo, se no Brasil ou na China, terá que ser exatamente do mesmo jeito. Legal, né?! Mais uma novidade que nunca tinha visto.

Como resolver a pista ficou o seguinte…

Arma carregada e travada no coldre, mãos sobre os ombros em posição de rendido, não pode sair de dentro da área A.

Após o bipe, mira no alvo T3 e dá 6 disparos; troca de carregador e mira no alvo T2 e dá 6 disparos; troca de carregador pela segunda vez e mira no alvo T1 e somente com a mão forte, dá 6 disparos.

E aí?! Tinha entendido certo?

Compartilho com vocês que essa pista deu bastante polêmica no grupo da Federação.

Não citei pista por pista neste post porque nas outras não vi nada de diferente que pudesse chamar a atenção de vocês.

Mas antes de terminar, como já havia mencionado com vocês ali em cima,  independente do calendário, mantenho meus treinos no Clube.38 durante o ano todo.

Alguns desses treinos por esses dias foram ótimos, com excelente pontuação que deixo aqui bem exibida para compartilhar com os leitores.

Treino de pista de IPSC para os sócios do Clube.38. Dia 30 de maio de 2022.

Treinamento específico. Participação na Copa Antônio Boeing de IPSC na cidade de Santo Amaro da Imperatriz. Dia 11 de junho de 2022.

Por hora chega, pessoal!

Nosso próximo encontro será na volta de Joinville, com mais fotos fofas daquele lugar e espero que com boas notícias.

Até mais!

Subscribe
Notify of
error: ATENÇÃO! Este conteúdo é protegido! Você não pode copiar um conteúdo da Universidade do Tiro 38.
0
Would love your thoughts, please comment.x